PORTAL ATLAS SOCIOECONÔMICO DO NORTE FLUMINENSE

COVID-19

MAPAS

Especialidades médicas e de enfermagem que atendem na rede SUS e privada

Passe o mouse para ver os mapas anteriores



No intuito de contribuir no entendimento das estruturas de saúde nas Mesorregiões Norte e Noroeste Fluminense, achamos necessário conhecer quem são os profissionais de saúde que atuam como peças chave no atendimento aos pacientes com COVID-19, e são eles: Médicos Infectologistas, Imunologistas, Pneumologistas; Enfermeiros Intensivistas; Fisioterapeutas Respiratórios. Selecionamos a quantidade desses profissionais, na rede SUS e na rede privada, em março de 2020 e a estimativa populacional de 2019, a partir dos dados divulgados pelo DATASUS e o IBGE, nos respectivos anos.

Apesar de já ser esperado, desperta atenção a distribuição desigual desses profissionais pelos municípios e a concentração da maior diversidade e quantidade em Campos dos Goytacazes e Macaé. Além disso, a diferença entre a quantidade e especialidade que atendem nos setores público e privado. Isso significa que há casos que profissionais só atendem em uma das redes (SUS ou privada), havendo possível impacto nas pessoas que possuem acesso a esses profissionais.

No mês de Maio, apresenta uma redução de um médico pneumologista e adição de dois médicos infectologistas na rede SUS de Campos dos Goytacazes, os demais municípios permanecem com a mesma quantidade de médicos. Assim como todos os municípios que possuem rede privada.

OBS: os dados relativos a Abril encontram-se ou repetidos a março ou com informações incompletas, sendo assim, utilizamos o mês de março.

Copyright 2021 - STI - Todos os direitos reservados